Pos't da Semana

domingo, 24 de outubro de 2010

Crisântemos - Chrysanthemum




Ontem comprei este lindo crisântemo, já está num bom tamanho para corte de flores, infelizmente nesta altura é muito utilizada, para prestarmos a nossa homenagem aos nossos entes queridos, embora eu faça todas as semanas, mais que uma vez, quando começam a florir é sinal que este dia está a aproximar-se um dia que traz sempre mais um pouco de sofrimento.

Tenho mais 2 de flor mais pequena, em amarelo e lilás escuro estão a começar a abrir, mas como tem feito muito sol estão um pouco atrasados e a flor é mais pequena, uma situação normal porque é uma planta que começa a florir mais densamente e as flores tornam-se maiores nos dias curtos e mais frios. Este ano não me vão faltar flores para este dia como me aconteceu o ano passado que as plantas ainda eram jovens e ainda tenho imensos cravos da india.

Os crisântemo se ficarem em vaso, gostam de muito sol mas não directamente e regar 2 a 3 vezes por semana sem encharcar. Este vai ficar no vaso e depois para o ano passo para um canteiro ou para um vaso maior.

Também comprei 2 bolbos de tulipa, vamos ver se tenho sorte com estes bolbos visto que os 8/10 que plantei no outono passado não se deram, talvez devido a ter chovido tanto. Comprei também 5 minúsculos bolbos :) mas com a pressa nem reparei no nome vi que a flor era linda e florista disse que dava para corte, estes foram para uma jardineira.

Ontem foram logo para a terra e hoje como a manhã esteve tão boa dediquei-me a dar uma mexedela à terra para arrancar as ervas daninhas, agora com as primeiras chuvas apareceram umas miudinhas que mais parece uma invasão :). E assim comecei o meu domingo mexendo na terra, foi tão bom para recarregas as energias.

Beijos e abraços e até ao próximo diário.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Orelha de Coelho - Opuntia microdasys




A1ª foto foi tirada no fim de Junho e esta é do mês passado, já com a sua orelha bem crescida :)
Este cacto é muito especial, foi a minha mãe que me ofereceu num natal, é mais uma recordação, agora não passa só de recordações...

Estes picos são os mais perigosos, parece que se espalham pela pele, foi um castigo transplantá-lo eheheh mesmo com luvas.

Beijos e abraços e até ao próximo diário.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Novas vidas



Não é só na Primavera que temos vida, há plantas que se renovam no Outono como é o caso do cyclame.
Tenho 2, este comprei há uns 3 ou 4 anos já não sei bem e tem-se portado muito bem, este ano foi o melhor, teve imensas flores e duraram imenso tempo, a cor da flor é branca e rosa forte.
O outro cyclame, já deve ter bons anos, era da senhoria onde eu estive que já faleceu há muitos anos e a vizinha disse que se lembrava muito bem desta planta, rebentou passado uns tempos que eu estava lá mas flor só deu este ano, é um rosa claro, de flor mais pequena. Agora é só esperar que as flores venham que ainda vai demorar uns longos meses.




Agora quero que me ajudem a identificar, assim deve ser bem difícil, o ano passado comprei vários bolbos mas por diversas razões deixei passar o tempo e plantei já fora de tempo como vi que estavam a querer rebentar experimentar plantá-los numa floreira, acho que são 3 espécies diferentes eles ainda rebentaram mas só mostram umas folhitas :). Por engano as embalagens foram para o lixo e não faço a mínima ideia do que plantei ehehe
há umas semanas atrás estive dar uma volta à terra e coloquei um pouco de adubo e estes rebentaram logo, acho que cedo de mais porque são bolbos que se plantam agora para florescerem na primavera.
Se alguém conseguir descobrir o que é agradeço :)

Beijos e abraços e até ao próximo diário.

domingo, 17 de outubro de 2010

Mais uma linda visita no meu jardim :)





Depois do almoço, deparei-me com esta linda borboleta, já tinha andado aqui mais vezes mas em dias de semana que não tinha tempo de pegar na máquina, hoje não me escapou, adorei esta sessão fotográfica, digam lá se não é uma linda modelo :)


E os meus cravos da India lá continuam a rebentar de novo e estes já fazem parte da 2ª floração :)

Beijos e abraços e até ao próximo diário.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Verbenas - Verbena Officinalis




Aqui estão as lindas verbenas, são um encanto, vão crescendo secam voltam a rebentar e dão mais flores e mais flores, quando parece que se vão embora aí vêm mais.
Li num site que dá para plantar por estaca, já alguém fez e resultou? Será que basta cortar um ramo e enterrar?


Esta cor de rosa não sei se é, a folha é totalmente diferente e as flores mais pequenas, esta vai-se espalhando pelo vaso, que já está no outro lado :)



Aqui estão as floreiras onde estão mas acho que vou necessitar de remover algo, na primeira a cor-de rosa já está a chegar ao lado da roxa, esta segunda ficou mais despida não desenvolveram tanto.
As outras duas são brincos de princesa que acho que não se deram muito bem aqui, talvez gostem de estar sozinhas, perderam quase as folhas agora estão a rebentar e ter novas flores.
Se transplantar qual a melhor época para o fazer, agora ou na primavera?

Beijos e abraços e até ao próximo diário.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dicas de jardinagem - A cor no jardim - Praça da Alegria




Ontem lançaram um desafio na página da Praça da Alegria para colocarmos fotos dos nossos jardins e é claro que o meu diário não podia faltar e lá apareceram nesta reportagem confiram :)

Beijos e abraços e até ao próximo diário

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Margaridas - Osteospermum




 



Aqui estão as minhas margaridas, que estiveram meias adormecidas e agora começaram a crescer, embora nunca tiveram tantas flores como eu costumo ver.

A última a mini margarida, seu nome verdadeiro é margarida menor - Bellis Annua (se não estou enganada)- para mim é muito especial, no verão arranquei do quintal da minha mãe e enterrei no meu, nunca pensei que sobrevivesse mas tem crescido muito.

Beijos e abraços, até ao próximo diário.

domingo, 3 de outubro de 2010

Gladiolos - Gladiolus



Ainda abriu este ultimo Gladiolo para vos mostrar :)
Hoje ia tirar outra foto que já tem 3 flores mas está um temporal medonho, chegou mesmo o Outono e o frio :(

Esta planta bulbosa pode ser plantada na primavera, embora haja outras espécies de gladiolos que podem ser plantados até o mês de Agosto.
É uma planta que entre uma semana ou duas começa a aparecer as folhas, mas a espiga floral pode demorar 2 meses, mas compensa esta espera, quase todos os bolbos deitaram 2 ramas e cada rama 2 a 3 espigas florais.
Deve-se colocar uma estaca ou então fazer um monte de terra à volta da rama para que fique direita tem tendência a começar a crescer na diagonal.

Agora tirem-me uma dúvida... com as regas a terra foi deixando à volta do bolbo descoberto e aprecem muitas bolinas pequenas, são novos bolbos? o que devo fazer, obrigada.

Beijos e abraços e até ao próximo diário.