Pos't da Semana

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Chlorophytum Comosum - Clorófito


O nome botânico desta liliácea tropical significa simplesmente "Planta verde"; a sua forma primitiva, da África do Sul, é realmente verde. A forma de cultivo mais conhecida é creme no interior, com margens verdes. As suas longas folhas estreitas e semelhantes à relva formam rosetas espessas e crescem alegremente de forma desordenada. O clorófito é uma polanta rastejante ideal, mas também cria um aspecto bastante decorativo em parapeitos de janelas ou em pilares para plantas. As plantas adultas brotam trepadeiras com flores brancas, pouco vistosas; aí formam-se "lançamentos laterais", molhos de plantas jovens que se enraízam prontamente. O clorófito produz incansavelmente nova descendência, formando em pouco tempo um ninho inteiro desta planta.


O clorófito melhora o ar. É fácil de cuidar, nunca necessita de período de repouso e contenta-se com tudo. Dá-se bem em espaços em espaços esquecidos e frescos, no Verão também ao ar livre. Suporta desde a luz solar até à luz média, mas se for colocado num local escuro, o contraste dos desenhos das suas folhas desaparece. Regue abundantemente. Quando o ar está seco, mé benéfico borrifar ocasionalmente. De Março a Setembro, adube uma vez por semana. Reenvase apenas se começarem a aparecer as raízes espessas e reservatórios de água no rebordo do vaso.


Propagação: muito fácil: coloque os rebentos na mistura e "solte-os" assim que começarem a ganhar raíz.

Variedades: a variedade mais conhecida é a "Variegata"; a variedade mais recente é verde no centro com margem creme.


Texto retirado do livro: "Plantas Ornamentais de Interior e Exterior"


Depois de começar a ler este livro nunca pensei encontrar quase todas as plantas que tenho (e não são muitas :)) penso que esta minha planta seja esta espécie embora seja a folha toda verde mas as características são todas iguais.

5 comentários:

  1. Lembro-me que já tive essa planta há muitos anos, uma delas era variegada, e crescia imenso. Enchia o vaso de raizes carnudas num instante. E que quantidade de raizes ganhava, era impressionante.
    Está muito bonita a tua:)
    Bjcas

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra
    Adoro clorófito e também cultivo essa planta aqui em casa qualquer dia desses faço uma postagem. As tuas estão grandonas! Espero que continue as cultivando saudáveis e com muito amor. Bjs e obrigada pela visita no meu blogue.

    ResponderEliminar
  3. As tuas liliáceas tropicais estão lindíssimas!!! Já tive na casa onde vivi plantas identicas. Penso que elas mudam de cor com a exposição solar e ficam mais verdes quanto menor for a luz, pelo menos acontecia com as minhas.
    Nem sabia o nome delas, já aprendi alguma coisinha!!!:-)
    Jinhos godos

    ResponderEliminar
  4. Fico à espera que faças um post sobre ervas aromáticas e 'hortas' de varanda... aí sim vais estar a ajudar-me... boa sorte para este teu novo projecto!!
    Abç

    ResponderEliminar
  5. André se me disseres qual a ajuda que pretendes eu posso dar umas dicas :)

    Beijinhos a todos

    ResponderEliminar