Pos't da Semana

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Jarros - Zantedeschia



Aqui está uma das minhas desilusões no meu jardim.
Plantei 10 bolbos e deveriam ser 5 cores diferentes mas já está a florescer o 6º e adivinhem as suas cores? Todos iguais a este exemplar, acham normal? Estou fula, estava a contar com uma coisa e sai outra.

Já não basta estarem tanto tempo para darem amostra e depois isto, estão atrasados, este é o maior deles não sei porque não crescem mais.


Será normal crescerem lentamente? Isto tudo é novo para mim nunca tive grande contacto com este mundo, tudo me parece muito lento.
O mesmo me acontece com os gladiolos, já têm a rama tão grande e a espiga floral nem vê-la tenho receio que nem apareça como me aconteceu com bolbos que plantei no incio do Inverno e só 3 é que lhe vi a rama mas flor nada :( mas não vou desistir nem que todos os anos tenha que começar tudo de novo :)

No próximo post faço uma descrição dos jarros.

Até...

6 comentários:

  1. Sandra, o maior vencedor não é aquele que conquista logo tudo o que pretende mas sim aquele que vai conquistando por insistência, independentemente das adversidades que encontra...
    Um beijinho e continua... insiste sempre que necessário :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra. Nunca vi jarros igual ao seu aqui no Brasil. Adoro ver plantas diferentes, assim aumento meu conhecimento botânico.
    Bom em relação as suas plantas crescerem lentamente e darem poucas flores, talvez seja falta de adubação. Você costuma fazer adubações nas suas plantinhas? Eu li que a Zantedeschia gosta de solos ricos em matéria orgânica e pemanentemente úmidos.
    Agora se você faz adubações regulares, aí o baixo número de flores pode ser outra variável que você deve investigar. Continue insistindo, porque na jardinagem as nossas insistências é que ensinam. Bjs e boa noite pra vc também

    ResponderEliminar
  3. Sandra, isso acontece muitas vezes, com muitas bolbosas, e até outras plantas, sejam elas vendidas à unidade ou em pacote. è o que eu chamo comprar gato por lebre, pois esperas tanto tempo por uma flor e depois sai outra completamente diferente. É muito raro aparecer uma de que estavas à espera, ou pelo menos, que seja diferente, pois geralmente são todas iguais.
    Esse jarro faz-me lembrar um que apareceu há pouco no mercado chamado "picasso", mas esse é em tons creme e roxo.
    Estas plantas não devem ser demasiado regadas (desculpa Natasha, os que podem estar sempre húmidos são os brancos, aqueles grandes, que tanto aguentam periodos de seca, como se dão à beira de lagos, com os pés sempre encharcados). Estes de cores têm tendência para apodrecer se tiverem agua a mais.
    Em relação aos bolbos não darem flores pode ser o caso de os bolbos que compraste serem ainda jovens e precisarem de mais um ou dois periodos de crescimento para amadurecerem e florirem. Se te tranquiliza, também já me anconteceu, e muitas vezes. Estou-me a lembrar do caso de um Hymenocallis que me ofereceram, é suposto ser de tons amarelados, lindo. Pois já o tenho há uns três anos, e só dá folhas, nada de flores.
    É uma questão de teres paciência, de ires observando o desenvolvimento das plantas, utiliza um caderninho para apontares quando plantaste, quando floriram, secaram, multiplicaram-se. E não desistas, se falhar a tentativa, volta a insistir até conseguires.
    Bjcas
    Cris

    ResponderEliminar
  4. Ai tu querias que corresse tudo bem à primeira!?!?
    Mas tu pensas que és uma super-dotada da jardinagem ou quê?
    :-) :-)

    Para já os teus jarros, são bem maiores que os jarros da minha mãe. Por isso não podes estar a queixar-te em relação a isso.
    Em relação às cores, podes ter comprado gato por lebre, mas também tens que ter em conta que as plantas degeneram devido à maior ou menor acidez do solo.
    Num ano um bolbo pode dar flores amarelas, mas no outro pode dar flores brancas, por ex.

    A jardinagem não é uma ciência certa, é uma dádiva da natureza!
    Mas que bem que estive agora. Até fiquei parvo comigo mesmo! Até tenho medo de escrever mais alguma coisa!

    ResponderEliminar
  5. As minhas primeiras fotos sairam um desastre, culpa:-maquina.
    A minha primeira prova de BTT, ultimo, culpa:- bicicleta.

    Não vou contar mais...

    Sandrinha, a terceira é que é!!!
    Abraços!!

    ARTC.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos pela força de continuar, ainda hei-de ter bues de flores como dizem os joven ehehhe

    Natasha e Cris muito obrigada pelas explicações e ajudas.

    Beijinho grande a todos

    ResponderEliminar