Pos't da Semana

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Diário

Olá meus amigos já há bastante tempo que não publicava mas com este calor que se sentiu no ultimo mês até se foi a vontade.

Pouco se fez com este calor apenas regar e regar e mesmo assim era complicado.

Os jarros lá continuam com pouco desenvolvimento mas o ultimo que pense que já nem ia sair até está a desenvolver melhor que os restantes.
Mas o que tenho reparado 3 que estão mais desenvolvidos estão à sombra de uma despedida que se lembrou de deitar os seus braços para lhes fazer sombra :)
As duas margaridas que tenho (sei que é da família mas tem outro nome mas oportunamente irei fazer um artigo, agora estão a desenvolver melhor.

As minhas roseiras estão a desenvolver muito bem, tenho uma lilás, vermelho que ao abrir vai ficando mais rosa e uma amarela que por fim vai ficando matizada é lindíssima.

Tive girassois mas vou fazer um artigo sobre eles e mostro as fotos :)

No meio do mês lembrei-me de fazer umas compras porque tinha uns pipos vazios e já estava farta de os ver assim, então comprei 2 hortências e 2 cedros (pequenos)não sei se é assim o nome tenho que fazer umas investigações :) e uma roseira vermelho escura lindíssima.
Mas para o dia seguinte sai de fds e como estava um calor enorme embora o vizinho encarregou-se de regar as flores foram à vida. As hortências cortei o que estava seco e está cheia de rebentos, os cedros por fora estão meios queimados mas por dentro continuam verdes, a roseira fiz o mesmo que à hortência já reguei com fertilizante próprio para roseiras agora estou à espera dos resultados.

Os meus gladiolos ficaram lindíssimos de cor branca e centro rosa mas por incrível que parece morreram sem lhes tirar uma foto, parece que me zanguei com a máquina. Para o ano não posso deixar de passar, notei que há volta do bolbo já está cheio de pequenos, vou colocar mais terra porque estão a ficar a descoberto.

As dálias que coloquei numa floreira em madeira (era um caixote que ia para o lixo e reciclei) não sei se é de estar aqui que o crescimento está lento, estão com uns 20 cm mais ou menos, coloquei adubo azotado e notei alguma diferença até ficaram mais verdes.

O mesmo fiz aos jarros e às petúnias. A petúnia pendente ficou um encanto revestiu-se de novo com folhas e muitos rebentos e continua cheia de flor.

Em casa tive um percalço mas acho que consegui remediar a tempo, o clorofito que trouxe da minha mãe está num vaso plástico, acho que até é das plantas que se compram e está dentro de um de barro e tinha em cima da estante, como estava alto ao regar não via, no mês passado ia ver como estava a terra antes de regar porque estava a ficar com uma cor esquisita até cai para o lado, estava o vaso completamente cheio de água, tive-o 4 dias fora do vaso para sair a água toda e estou à espera que a humidade desapareça mas continua vivo :) é muito resistente.

_______________

Mês de Setembro mês de trabalho.

Agora está na altura de limpeza, vamos retirar tudo o que está velho, cortar os galhos secos, se utilizarem estrume começar a fazer uns montinho para depois espalhar.
Está na altura de começarmos a planar quais os bolbos e sementes para florirem na primavera, já escolheu? Quais são?

Não se esqueça de quando começar a chover de reduzir o nº de regas, a chuva desta semana veio mesmo a calhar assim descanso e a água é a melhor.

_______________________

Boas colheitas, bons planeamentos, até ao próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário