Pos't da Semana

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Rosas






Aqui estão as minhas belas rosas :)

Será que há alguém que não deseje receber rosas? É maravilhoso, ainda me lembro de receber no 25º aniversário receber um ramo com 25 rosas.

Falta aqui uma que já plantei no fim de Agosto e esteve meia tremida com o calor :) agora está a rebentar vamos ver se ainda vem sol suficiente para dar pelo menos um botão.

As roseiras são de fácil cultivo, dão-se em qualquer solo e não requerem muitos trabalhos. De vez em quando mexo a terra à volta para as raízes respirarem e drenar melhor, e coloco um fertilizante próprio das roseiras.

Gostam de lugares bem solarengos, têm que ter pelo menos 6 a 7 horas de sol. Antes da floração a rega tem que ser diária, depois disso quando a terra se mostrar seca, aqui na minha região como faz muito calor regava dia sim dia não mas nos dias de muito calor tinha que ser mesmo diário.

No inicio o pulgão ainda começou a atacar mas com a minha paciência matava-os com os meus dedos ehehe até que o amigo Greenman me indicou um produto próprio o que é muito bom. Agora ultimamente nesta ultima roseira (foto) os gafanhotos começaram a achar-lhe muita piada e este produto eliminou-os de uma vez :D

Sempre que a flor murcha corto mais ou menos um cm acima da gema que estiver virada para fora para rebentar para fora e não para dentro. Para quem não sabe a gema é onde está a folha se repararem é aí que rebenta.

Tenho lido que no primeiro ano que se plantam que não se deve podar, o que acham que deva fazer?

Beijos e até ao próximo diário :)

5 comentários:

  1. olá.
    as suas roseiras estão lindas, gostei em especial da ultima.
    não sei te dizer sobre a poda, pois como as roseiras ficam todas no jardim da minha mãe na casa da frente da minha, é ela quem as poda.
    tenho duas roseiraslá que são minhas, mas nós acabamos cultivando em conjunto, assim como eu cuido dos cactus que ela tem, ela cuida das minhas roseiras.

    beijão.

    ResponderEliminar
  2. As minhas amigas fotógrafas estão viradas para as flores. Já a australiana Kaye, lá longe como o raio, anda dedicada às flores e nem sei como é que ela consegue fotos de mestre sem nunca ter clicado numa reflex. É que continua com uma minúscula compacta e faz milagres com aquilo. Mas este Diário está sempre magnífico e aquela rosa com fundo negro está demais! Parabéns Sandra e continua!

    ResponderEliminar
  3. quem cuida de flores sabe amar a vida! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra !!

    Amo rosas, e estou projetando um canteiro delas, comprei algumas mudas lindas, mas minha obra está muito devagar, e para completar, meu pedreiro faz parte de uma religião que não trabalha aos sábados,o que contribui para atrasar mais ainda.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Olá Miriam, também tenho uma grande paixão, só este ano foram 5 mas uma morreu porque o meu cachorro adorava urinar para ela :) e secou
    Fica lindo um canteiro de rosas, depois quero ver :) para o ano estou a pensar colocar algumas no jardim da frente, talvez uma trepadeira que tenho uma grade e alguns exemplares onde tenho a relva
    bjs

    ResponderEliminar