Pos't da Semana

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Verbenas - Verbena Officinalis




Aqui estão as lindas verbenas, são um encanto, vão crescendo secam voltam a rebentar e dão mais flores e mais flores, quando parece que se vão embora aí vêm mais.
Li num site que dá para plantar por estaca, já alguém fez e resultou? Será que basta cortar um ramo e enterrar?


Esta cor de rosa não sei se é, a folha é totalmente diferente e as flores mais pequenas, esta vai-se espalhando pelo vaso, que já está no outro lado :)



Aqui estão as floreiras onde estão mas acho que vou necessitar de remover algo, na primeira a cor-de rosa já está a chegar ao lado da roxa, esta segunda ficou mais despida não desenvolveram tanto.
As outras duas são brincos de princesa que acho que não se deram muito bem aqui, talvez gostem de estar sozinhas, perderam quase as folhas agora estão a rebentar e ter novas flores.
Se transplantar qual a melhor época para o fazer, agora ou na primavera?

Beijos e abraços e até ao próximo diário.

5 comentários:

  1. Bem bonitas.. cada vez gosto mais deste teu jardim.

    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra...

    Deixa-me dar uma achega acerca da forma de propagação da Verbena (Verbena officinalis).
    A Verbena pode ser propagada por semente, mas a germinação é muito difícil, levando cerca de 6 meses. Há quem use uma técnica chamada estratificação, ou seja uma simulação da passagem do Verão para o Inverno e do Inverno para a Primavera. Isto consegue-se sujeitando-se as sementes a diferenças bruscas de temperatura, do frio para o calor e vice-versa. Esta operação faz com que o tegumento (a película que envolve a semente) se decomponha e facilite a germinação.
    Contudo o processo mais comum propagação da Verbena é por divisão da planta adulta na Primavera ou no Outono, replantando-a depois.

    Jardineiro do Rei

    ResponderEliminar
  3. Tantas cores!

    Não sabia que havia assim tantas!

    Beijoca

    ResponderEliminar
  4. Jardineiro do Rei muito obrigada por esta bela explicação :)

    Vieira e acho que ainda há mais e obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar
  5. Sua coleção de Verbenas está um encanto! Elas dão um colorido todo especial, e com seus lindos buquês alegram o jardim. Adorei também ler a explicação do amigo Rei, assim aprendemos mais um pouquinho.
    Beijos

    ResponderEliminar